terça-feira, 18 de outubro de 2016

(Filme) Joe Strummer: The future is unwritten

Joe Strummer é sem dúvidas um símbolo da música com mensagem e qualidade, um dos lideres do "The Clash" Strummer foi uma alma que nunca se calou. O documentário faz jus ao seu documentado, mostrando depoimentos de amigos, músicos e outros membros do Clash "The future is unwritten" é um relato de toda a trajetória de um jovem que tinha uma ótica muito singular.

Strummer nasceu na verdade Joe Graham Mellor em uma família minimamente abastada, seu pai de origem indiana conseguiu se naturalizar inglês algum tempo antes do nascimento do pequeno Joe, o Sr. Mellor trabalhava como diplomata e representante inglês em outros países, assim sendo Joe (que nasceu na Turquia) e seu irmão David passaram a infância entre diversos países, dentre eles: Turquia, México, Egito e Inglaterra. Uma infância preso em colégios internos só fez com que Strummer cada vez mais moldasse sua personalidade forte e sobrevivente, enquanto o jovem Mellor tendia a liberdade e ao libertário seu irmão se retraiu para lados mais obscuros e éticas retrogradas nacionalistas, mas nem isso conteve o jovem David e em 1970 o mesmo cometeu suicídio.

Strummer começou a cursar artes visuais e a partir dai teve seu primeiro contato com a música, aprendeu a tocar alguns acordes e desses acordes recebia moedas nas ruas para sustentar a si mesmo e os amigos em um Squat que montaram em Londres, era um típico hippie/punk (antes mesmo dessa palavra existir). Quando os Sex Pistols Surgiram Strummer tinha uma banda de skif e depois de algumas apresentações consistentes foi convidado a conhecer alguns caras que estavam a fim de fazer um som, e lá foi ele conhecer Mick Jones e Paul Simon, ali nascia o Clash.

Depois de anos de sucesso e discos icônicos o Clash sem dúvidas entrou para o panteão das grandes bandas, cada disco do grupo cheio de mensagens e misturas de ritmos faziam com que cada vez mais a banda se firmasse no cenário mundial.


Com o fim do Clash Joe participou de outros projetos musicais como trilhas sonoras, bandas e apoio entre outras, mas seu melhor trabalho sem dúvidas foi com a banda "Joe Strummer and The Mescaleros" onde o mesmo continuou a mostrar um pouco mais de sua ótica singular.


Strummer morreu aos 50 anos em 2002 deixando um vazio imenso para os, que assim como eu, são fãs do "The Clash", mas foi um bravo soldado e com certeza marcou a vida e a personalidade de muitas pessoas por todo mundo. Se você nunca ouviu The Clash está uns 30 anos atrasado, mas ainda há tempo, corra e descubra todo o poder do Punk Rock londrino, se você já ouviu sabe do que eu estou falando... Enfim, Joe Strummer: The Future is Unwritten é um filme, um filme não, uma obra prima para celebrar a vida de um homem que acima de tudo não se calou e vale cada um dos seus minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário