quarta-feira, 19 de outubro de 2016

(Disco) MUTE - Remember Death

    No dia 14 de Outubro foi lançado o tão aguardado novo álbum dos canadenses do MUTE, "Remember Death" é o título do trabalho e ele foi comentado em primeira mão aqui no blog em uma entrevista concedida pela banda no final do ano passado, e publicada no começo desse ano, se você não leu confira aqui.
    O potencial instrumental do MUTE nunca pode ser desafiado, a banda é uma verdadeira orquestra do hardcore, nada deixa a desejar, batera, baixo, guitas e vocais a banda é realmente foda e merece todo o respeito que conquistou, mas vamos falar do álbum.
   O álbum começa de forma contundente, como sempre foi, e com melodias diferentes dessa vez, a forma de cantar e Étienne mudou ligeiramente e ai eu vejo uma evolução positiva, ousar mais no vocal é algo que acrescenta muito no som da banda, apesar de entender as limitações de cantar e tocar bateria a primeira música "Resistance" tem uma linha de vocal muito boa, além de instrumental monstruoso. Para mim o disco continua pesado na segunda faixa "Fill the Void" que já veio com clipe, a letra da música fala de nossos amigos e entes queridos que já partiram e afirma que devemos preencher o vazio deixado por aqueles que partiram (como sugere o título) e compartilhar a tristeza pois assim a miséria de cada um sera dosada, talvez uma mensagem muito pesada para uma banda de hardcore, mas se pensarmos bem os caras já não são adolescente e seus trabalhos estão refletindo problemas pessoais de cada um, quando no fim da letra é citado o dia 2 de Novembro provavelmente remetendo a partir de alguém importante para um dos membros. Gostei muito dessa abordagem!



 A partir da música de número três "The Dagger" passando por "Best Fights" e "A Love Affair with Fair" tem uma pegada menos rápida, seja em refrões ou pontes, mas dá uma desacelerada no ritmo ou talvez sejam os backing vocals mais agudos que me trazem essa impressão de baladinha. Com o som "Allies" a banda volta a botar para correr novamente ousando nos vocais e com êxito na tarefa. Com a canção "A Mirage of Safety" voltam os backings agudos novamente eu sinto que perde um pouco o peso, apesar de um riff de guitarra pesadissimo. "Dead White Desert Route" também vem com uma pegada mais balada, até mais do que as anteriores, mas então "Black Heart" já entra com dois pés no peito, hardcore do jeito que gostamos! Correria do inicio ao fim o disco se mantém entre acelerar ao extremo e tirar o pé um pouquinho para em seguida voltar com tudo, muito bem bolado a ordem das músicas assim o disco nem começa morto ou termina morto, mas segue uma constante de subida e descida. "Santa Muerte" quebra o ritmo da anterior começando um pouco mais lenta, estão se preparando para o grande finalle, em seguida temos "Walking on a Thin Line" que com backings agudos novamente traz uma parte instrumental muito bem bolada perto do final da canção acabando com um fade e a entrada de um quarteto de cordas e tambos sinfônico, como um funeral, ou melhor, como um réquiem.
Um disco completo, como eu disse no começo, MUTE não decepciona, de longe as mais rápidas são as que mais de agradam, destaco as duas primeiras "Resistance", "Fill the Void" em seguida "Allies" e por fim "Black Heart", claro que essas foram as primeiras impressões do álbum, mas faça melhor que isso e escute o mesmo e tire suas próprias conclusões. Ele está disponível no bancamp da banda neste link. Além disso há um "documentário" ou algo assim no youtube oficial da banda de toda a produção do disco, infelizmente está em francês com legendas em inglês, mas aquele velho papo né? Quem quer se vira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário