sexta-feira, 2 de outubro de 2015

(Filme) – Prezado Sr.Waterson

Esse documentário é um deleite para os fãs de quadrinhos assim como eu. O diretor Joel Allen
Schroeder relata algo que talvez muitos dos fãs de Calvin e Haroldo veja semelhança, Joel não se lembra exatamente qual foi a primeira tira que leu, mas se lembra que gostou assim que leu e nunca mais parou. O documentário explora a longevidade da tira mesmo após o seu fim, como pode um quadrinho se manter atual e incrível após décadas de seu fim? Com relatos de fãs de Calvin e quadrinistas atuais e contemporâneos a Bill Waterson (criador e desenhista de Calvin).

Para os fãs elas têm um sentido bem emotivo, pois a maioria se via na pele do pirralhinho bocudo e encrenqueiro. Para os quadrinistas da atualidade é como um exemplo a ser seguido, Calvin é um quadrinho com mensagem e traço impecáveis. Já para os contemporâneos de Waterson, ele era um cara diferenciado que criou um trabalho original e nunca o vendeu, pois o autor não aceitou que fossem lançados produtos, assim sempre terá a essência do que um dia foi. O filme em nenhum momento vai atras do próprio autor, pois o mesmo é bem reservado e o diretor respeita isso, mas ele caça por materiais na cidade natal do mesmo e descobre uma infinidade de tiras originais, lugares que foram desenhados no quadrinho e tiras anteriores a Calvin que já demonstram a genialidade de Waterson.

São 90 minutos que passam como 9, volto a repetir, para os fãs de quadrinho um documentário fundamental. Lançado em 2013, o filme foi selecionado para diversos festivais de documentários, principalmente nos Estados Unidos e recebe nota 6,3 de 10 no IMDB.




Texto por: Wallace Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário