terça-feira, 8 de dezembro de 2015

(Livro) Fanzine Como Obra de Arte: Da Subversão ao Caos

A resenha da vez será de um livro que adquiri no último Ugra Zine Fest, o livro "Fanzine Como Obra de Arte: Da Subversão ao Caos" foi escrito pelo amigo William Busa que desde o meu primeiro evento de zines estava lá, e deixo aqui minhas impressões do trabalho:

Vale lembra que esse trabalho inicialmente foi concebido como artigo científico para a pós-graduação em história da arte de William, em seguida o mesmo foi lançado pela Marca da Fantasia, que é uma editora da Paraíba que busca sempre lançar livros com conteúdos relacionados a zines.

O livro tem uma cara científica, digo isso pela divisão de capítulos e também pelo vocabulário, mas isso não impede de ser uma boa leitura. Levanta diversas questões, e na verdade todas elas chegam a uma grande questão, o que é arte?
Trazendo o contexto histórico e os movimentos artísticos da modernidade aos tempos contemporâneos William mostra a diferença entre arte, e Arte com a maiúsculo, além disso traz um pouco da origem do zine de forma breve já que esse não é o foco do livro. 

O trabalho é bem curtinho, dá pra ler em um dia tranquilo, e ajuda a refletir nas duas vertentes, o que é arte? O que é zine? Zine é arte? Se você quiser descobrir entre em contato com o William ou com a Marca da Fantasia, vale a pena ter na estante. 

http://marcadefantasia.com/

Texto e Foto: Wallace Nunes


2 comentários: